Seguindo nossa celebração ao dia mundial da arquitetura, onde durante este mês de Julho estaremos homenageando alguns dos grandes arquitetos brasileiros em que tivemos a honra de realizar seus projetos, hoje falaremos sobre as parcerias históricas que fizemos com o gênio das curvas, Oscar Niemeyer.
Oscar Niemeyer foi um grande arquiteto brasileiro dos estilos moderno e contemporâneo, que com mais de 600 projetos realizou obras em outros países e diversas exposições no Brasil e no mundo. Seu estilo influenciou a arquitetura mundial!
Com muita honra e satisfação, fomos parceiros no projeto e execução da Catedral de Brasília e Torre da TV Digital, obras fantásticas e diferentes de qualquer outra já vista.
A FLOR DO CERRADO
Mais conhecida como “Flor do Cerrado”, a Torre da TV Digital, inaugurada em 2012, foi projetada para ser uma torre de transmissão televisiva do sistema de TV Digital para todo Distrito Federal e algumas cidades do Entorno. Esta obra, além de ser uma das grandes referências arquitetônicas mundiais, também possui grande apego emocional entre os envolvidos, pois é considerada a última edificada antes da morte de Oscar Niemayer.
A base cilíndrica funciona como um “caule” que exibe duas “hastes” de vidro que abrigam dois espaços cobertos: de um lado, aos 60m, funciona um salão para exposições; do outro lado, aos 80m, há um projeto para um bar/café, e próximo ao topo de concreto, a 120m, encontram-se os mirantes com 14 janelas redondas de 2m de diâmetro.
O vidro de controle solar seletivo utilizado na obra é um laminado 10mm SKN com PVB na cor cinza que reduz 2/3 da entrada do calor, totalizando 1.900m² comerciais.
CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA APARECIDA
A Catedral de Brasília conta com o nosso produto Ecoglazing, são 5.600 peças modeladas de 105 medidas diferentes!
A obra teve duração de oito meses e utilizou o vidro laminado SKN 10mm da Cebrace, fabricado pela Fanavid, que traz a solução de reduzir a absorção do calor e amenizar a temperatura interna.
O produto tem uma transmissão luminosa de 50%, o que ajustou o nível adequado de luz natural, e CS (coeficiente de sombra) de 0,38, indicando que só entram 38% de luz em relação ao vidro.
“A restauração buscou empregar materiais e técnicas que propiciassem uma durabilidade indeterminada, sem interferir no aspecto original”, detalha o diretor da AVEC Design, José Guilherme Aceto.
Todos os vitrais artísticos, concebidos por Niemeyer e a artista Marianne Peretti, foram restaurados pela Luidi Vitrais, do Rio de Janeiro, utilizando as exatas cores originais com vidros artesanais produzidos sob encomenda na Alemanha.
E dessa forma autêntica, criativa e expressiva, projetando obras incríveis como estas em que tivemos o privilégio de participar, Niemeyer viveu 104 anos, moldando a arquitetura moderna!