Vocês já repararam na arquitetura das novas estações do Metrô de São Paulo?
Utilizamos o Sistema Ecoglazing, que se baseia em caixilhos sintéticos feitos de borracha de silicone de alta consistência que substituem os convencionais caixilhos metálicos nos revestimentos das edificações, substituindo o alumínio, material industrial com o maior consumo de energia para ser obtido.
As obras do Metrô de São Paulo das linhas 2-Verde, 4-Amarela e 5-Lilás contemplam todos os outros benefícios do nosso trabalho.
INOVAÇÃO, MÍNIMO USO DE MATERIAIS, CONFORTO TÉRMICO E LUMINOSO.
A grande evolução tecnológica dos vidros de controle solar e uma parceria com a GlassecViracom enriqueceram nosso portfólio.
Tivemos a oportunidade de oferecer a cidade um know how de 25 anos de trajetória na execução das cúpulas e outras instalações em vidro de dezenas de estações: onze para a Linha 4-Amarela, doze para a Linha 5-Lilás e quatro para a Linha 2-Verde, além de várias para a CPTM e da grande Estação Morumbi do monotrilho Linha 17-Ouro, esta ainda em andamento.
Graças a esse repertório, há 10 anos atrás fomos indicados pelo Metrô para projetar importantes coberturas de geometrias complexas. A principio seriam construídas em aço inoxidável e com peças triangulares.
As cúpulas envidraçadas da linha 5-Lilás chamaram a atenção de muitos, principalmente por fugir do padrão adotado das outras linhas, levando luz natural para as plataformas de embarque que estão em média a 30m de profundidade.
Com o passar dos anos os projetos evoluíram e foram racionalizados utilizando a geometria de um toróide (formato de uma rosquinha) com vidros levemente trapezoidais.
Vamos falar um pouco mais de cada uma das seis cúpulas:
Realizada em 2016, a obra da estação do metrô Brooklin totaliza 1.160m² com estruturas metálicas envidraçadas no Sistema Ecoglazing com vidros encapsulados em silicone aplicados diretamente sobre o aço.
É importante lembrar que todas as estações utilizam o polímero hidro repelente, um liquido que se aplica formando uma película protetora sobre o vidro que repele a água conservando as características originais do vidro, minimizando o trabalho e os custos de manutenção.
A solução utilizada nessas obras seguem o mesmo padrão estrutural proporcionando não só conforto térmico e luminoso, mas também de design.
Realizada em 2018, a cúpula envidraçada da Estação Eucaliptos totaliza 738m². Os vidros refletem o céu e a cidade proporcionando inigualável segurança, transparência e beleza.
A estação da AACD SERVIDOR possui dois acessos e totalizam 1.041m² de coberturas, dispensando qualquer necessidade de manutenção e permitindo uma interação controlada com o meio externo de forma sustentável.
A cúpula envidraçada da Estação de Moema, totaliza 558 m², um obra relativamente pequena se comparada as outras, mas com uma grande solução: sustentabilidade, durabilidade e ausência de manutenção.
A estação do Alto da Boa Vista, entregue em 2017, segue o mesmo conceito criativo das outras obras, tendo sua cúpula envidraçada com o Sistema Ecoglazing, totaliza 616m² de obra.
Concluída no ano de 2017, a cúpula envidraçada da Estação do Metrô Borba Gato totaliza 616m² e oferece todos os outros atributos citados nas obras anteriores de forma a valorizar o ambiente.
E como um plus, destacamos também outras estações!
SANTA CRUZ.
Em Santa Cruz utilizamos o Sistema Ecoglazing em cobertura de Vidro temperado laminado com SentryGlas, totalizando uma área de 272 m². Os elevadores também possuem vidros temperados e laminados de 16mm com fixação mecânica, chegando a uma área de 119,00 m².
HOSPITAL SÃO PAULO.
A estação Hospital São Paulo esbanja uma ampla cobertura de vidro e fachadas inclinadas para fora do acesso Principal.
Utilizam temperado laminado fume de 10mm, chegando a um total de 648 m².
Incrível né? Continuem acompanhando nosso Blog, ainda temos muitas informações para compartilhar!