enespt-br

A Copa do Mundo e os vidros nas Arenas!

A Copa do Mundo e os vidros nas Arenas!

Queremos reforçar um assunto que está sendo bastante discutido atualmente: a utilização de vidros nos estádios. E o Brasil, sede da Copa, não foge dessa realidade!

Segundo o nosso diretor José Guilherme, a maior contribuição do material é o total controle da relação entre o interior e o exterior possibilitada pelos vidros modernos. Podemos determinar a transmissão luminosa, a energia que passa, o desempenho acústico, a cor, a reflexão e a segurança desejada.

Nos estádios os vidros têm sido muito utilizados devido à transparência e altíssima durabilidade, unidas aos novos recursos técnicos do vidro.

Vamos pensar na aplicação prática: as fachadas em vidro conferem um aspecto de modernidade e são fáceis de manter, com as coberturas somos protegidos das intempéries, do calor, dos raios solares e UV, nos alambrados ou divisórias de torcida os vidros oferecem a transparência e, por fim, nos guarda corpos os vidros garantem segurança e transparência.

Para resolver todas essas questões envolvidas nos estádios e arenas esportivas, notadamente os vidros laminados são os mais indicados, já que são os verdadeiros vidros de segurança em ambientes de grande público e podem ser ainda anti-reflexo, se tornando quase invisíveis.

Vamos agora pensar em alguns exemplos de modernidade para entendermos todas essas vantagens. A Arena Itaquera em São Paulo utilizou em suas duas principais fachadas vidros extra clear curvos fabricados na Itália com alta tecnologia.

Na fachada leste, com geometria orgânica, as peças não se repetem, pois cada uma tem uma forma!Na oeste os vidros curvos recebem LEDs que funcionam com um telão gigante! Além disso, um fator que tem impressionado a todos é o uso do vidro fotovoltaico, produzindo energia elétrica solar como no caso do Mineirão em Belo Horizonte. Segundo José Guilherme, o Brasil possui um enorme potencial de geração de energia renovável solar, ainda muito pouco explorada.

Vamos entender a Arena Pernambuco, a qual contou com a nossa participação!Na cobertura da Arena utilizamos o Uniglazing, nosso sistema unitizado fixados aos nós esféricos da estrutura espacial.

Pudemos produzir os quadros simultaneamente a fabricação e montagem da cobertura. Os 22 módulos em que foi dividida a cobertura foram montados e envidraçados no solo, sendo posteriormente içados por guindastes.A velocidade de produção e montagem permitiu atender os curtos prazos de entrega exigidos para a Copa das Confederações de 2013.

O total de vidros foi de 6000m² em 1.565 quadros pré-fabricados. Foram necessários 28 cargas de caminhões para a entrega.

Quem já viu a Arena Pernambuco ou quem ainda terá o prazer de ver, na Copa, entenderá o que estamos falando!

E que venha a Copa do Mundo do Brasil !!!