Vidro encapsulado
O sistema silicon glazing consiste em encapsular os painéis de vidro com um perfil pré-extrudado de borracha de silicone, eliminando o quadro intermediário de alumínio. Pode ser utilizado em fachadas, em coberturas e em aplicações especiais com sistemas de envidraçamento de formas complexas.
No sistema silicon glazing, os painéis de vidro são encapsulados com um perfil pré-extrudado de borracha de silicone com dureza, cor e composição química adequadas.
Utiliza-se, nesse processo, silicone pastoso compatível, aplicado por bicos especiais, resultando em uma peça emborrachada rígida e de formas precisas.
O sistema pode ser adotado em qualquer tipo de vidro (temperados, laminados, esmaltados ou comuns) e em outros materiais de revestimento de fachadas.
O vidro encapsulado pode ser aplicado em projetos de formas complexas ou em que haja grande dificuldade de colocação, sobre vários tipos de estrutura. São eliminados os quadros de alumínio, sendo necessário apenas um plano de assentamento.
Criado por José Guilherme Aceto, diretor da Avec Design, que detém sua patente nacional e internacional desde 1997, o sistema já foi utilizado em obras como a cobertura de vidro laminado do Instituto Cultural Tomie Ohtake e o Hotel Unique, ambos em São Paulo, e a cúpula geodésica do Planetário de Fortaleza.
A tecnologia permite grande velocidade de produção, facilidades de manuseio e montagem, menor tempo de cura e estanqueidade supe- rior à de métodos convencionais, segundo Aceto.
Os painéis de vidro adquirem a característica de um corpo rígido central com bordas controladamente flexíveis e protegidas. “A peça de vidro pode ser produzida com qualidade assegurada, simplificando-se os processos de fabricação, manuseio, transporte, estocagem e colocação”, ele afirma.
O silicon glazing elimina o quadro intermediário de alumínio, necessário no sistema structural glazing. Forma-se, assim, uma espécie de “caixilho sintético” de borracha de silicone, o que facilita a instalação em qualquer forma geométrica.
O conceito do sistema é revestir toda a estrutura, que pode ser de concreto, aço, alumínio ou madeira, entre outras, com uma capa de vidro e silicone. Com isso é possível agregar a resistência mecânica dos vidros à estrutura, de maneira elástica e constante em todo o perímetro da peça.
As exigências para essa tecnologia são idênticas às de qualquer outro sistema. Ou seja, requer cálculos precisos de pressão de vento, relação entre espessura de vidro e dimensão da peça, determinadas pelas normas técnicas. Não existem, entretanto, limitações de espessura dos vidros.
Entre as vantagens do silicon glazing, segundo Aceto, estão a durabilidade, a segurança, a estanqueidade, a facilidade na fabricação, a instalação com custos competitivos e o envidraçamentos em formas complexas.
Para desenvolver o sistema, a Avec contou, em suas pesquisas, com o apoio de empresas como a Dow Corning, fabricante de silicones, a Solutia, produtora de PVB, e a RCM Estruturas Metálicas.
Publicada originalmente em FINESTRA
Edição32 Janeiro 2003
Fonte: http://www.arcoweb.com.br/tecnologia/vidro-encapsulado-silicon-glazing-05-03-2003.html