Recursos do vidro anti-reflexo e do vidro encapsulado em silicone mostram suas vantagens em diferentes situações
“Temos como conceito que o vidro isoladamente não é um produto, mas o principal componente de uma fachada”. Quem afirma isso é o diretor da Avec Design, Guilherme Aceto. Prova disso tem sido as obras que a empresa tem realizado pelo país e pelo mundo. Só para citar construções já de conhecimento geral, as cúpulas dos prédios da Vila Panamericana (RJ) e a cobertura das estações do Metrô (SP) Imigrantes e Alto do Ipiranga são projetos da Avec.
Desenvolvido pela Cebrace, o OptiView reduz a reflexão para menos de 2% comparado com 7% proporcionado pelo vidro float. Essa qualidade foi perfeita para uma loja de cosméticos situada no bairro da Liberdade, tendo em vista a lei municipal conhecida como Cidade Limpa, que limita o tamanho de letreiros na frente de imóveis. O estabelecimento Ikesaki ousou na geometria de sua fachada multifacetada que, apesar de arredondada, usa apenas vidros planos. Para chamar a atenção dos transeuntes, um mega cartaz foi estendido no espaço interno da loja – totalmente visível por causa dos vidros anti-reflexos.
Já a tecnologia do vidro encapsulado em silicone foi fundamental para oferecer uma vista clean aos freqüentadores do shopping Bourbon, especialmente no terceiro andar do prédio, na praça de alimentação. A estrutura do vidro livre de colunas alcançou níveis de transparência excepcionais, o que oferece momentos de relaxamento aos visitantes de um shopping tipicamente urbano. Mais do que no caso anterior, a aplicação do sistema Ecoglazing no shopping, da região Pompéia, propiciou verdadeiro espetáculo na fachada. O Ecoglazing utiliza a resistência mecânica do vidro em ligações elásticas para eliminar os caixilhos metálicos. O resultado estético e funcional pode ser visto a olhos nus, tanto para quem vê do lado de fora, como para quem observa a movimentação da avenida do lado de dentro.
A tecnologia do vidro encapsulado em silicone
O sistema Ecoglazing é um “caixilho sintético” em borracha de silicone de alta consistência HTV(vulcanizados à alta temperatura), que substitui os convencionais caixilhos metálicos nos fechamentos ou revestimentos de edificações. Os painéis de qualquer tipo de vidro, e também de outros materiais compatíveis com o silicone, são emborrachados pelo método do Vidro Encapsulado em Silicone (V.E.S.) recebendo em suas bordas perfis de puro silicone com a dureza, cor e formato adequados à sua aplicação final.
Estes painéis são aplicados a estruturas de diversos materiais, como estruturas metálicas, madeira, concreto, vidro, etc., envidraçando ou revestindo com uma ligação elástica e definitiva por meio de colagem estrutural (fixação química) e por garras e presilhas em aço inoxidável (fixação mecânica).
Os sistemas de envidraçamento V.E.S. utilizam uma tecnologia nacional, desenvolvida pela Avec Design há mais de uma década, que tem revolucionado as aplicações do vidro plano ou curvo na construção civil. “Seus conceitos e técnicas deverão se tornar padrão num futuro próximo”, garante Guilherme Aceto.
Quer saber mais sobre o vidro encapsulado em silicone? Quer ver imagens das estações do metrô e da vila Pan-americana? Clique aqui.
Fonte: http://www.vidros.inf.br/vidro-para-ser-visto